Simpósios

https://www.dropbox.com/s/yqeq01fv4z3cow9/%5BCLLIJ%5D%20Ensalamento%20das%20Sess%C3%B5es%20de%20Comunica%C3%A7%C3%B5es.pdf?dl=1 https://www.dropbox.com/s/dq89nrw0jkqs6jb/%5BCLLIJ%5D%20Ensalamento%20dos%20Simp%C3%B3sios.pdf?dl=1

1- EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

VANDERLEIA DA SILVA OLIVEIRA (UENP)
CLÁUDIO MELLO (UNICENTRO)

Pretende-se abrir possibilidades de debate sobre a educação literária no contexto contemporâneo, preferencialmente tematizando os processos de disciplinarização da literatura no espaço escolar, a formação literária do professor em Letras e seus reflexos no ensino, bem como propostas metodológicas para o trabalho com o texto literário na educação básica.



2- LITERATURA E ENSINO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

ALICE ATSUKO MATSUDA (UTFPR)
ANA PAULA FRANCO NÓBILE (UENP)

O ensino da literatura na Educação Básica no Brasil, especialmente no segmento do Ensino Médio, é o tema central abordado neste simpósio. Pretende-se congregar trabalhos voltados para a discussão de práticas pedagógicas que adotem uma (nova) estratégia de ensino e aprendizagem da literatura, a fim de não apenas nortear o trabalho de formação do leitor literário, mas também recuperar o espaço do texto literário no universo escolar, especialmente no Ensino Médio.



3- LITERATURA E ENSINO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

EPAMINONDAS DE MATOS MAGALHÃES (IFMT)
MARINEI ALMEIDA (UNEMAT)

Este simpósio terá como objetivo discutir e apresentar práticas de leitura e do ensino da literatura no ensino fundamental. Para tanto, esse simpósio aceitará trabalhos que versem sobre o letramento literário no ensino fundamental; práticas de leitura; ensino de literatura no ensino fundamental; sequência didática para o trabalho com o texto literário em sala de aula e a leitura do texto literário.



4- FACES CONTEMPORÂNEAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: TECNOLOGIA, MULTIMODALIDADES E NOVAS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS

MÁRCIO ROBERTO DO PRADO (UEM)
VERA HELENA GOMES WIELEWICKI (UEM)

O simpósio pretende abrir espaço para discussões que contemplem o momento atual da literatura infantil e juvenil a partir de sua produção e circulação em um cenário que leve em conta a utilização de recursos tecnológicos, o discurso multimodal e a inserção de tal discurso em dinâmicas de comunicação que traduzam a urgência, a pertinência e a produtividade da literatura na contemporaneidade. Dessa maneira, questões relacionadas a novos suportes da literatura, a sua presença na internet e às transformações da indústria cultural são esperadas, sem, contudo, excluir outras e diversificadas contribuições que se relacionem com a proposta apresentada.



5- LITERATURA JUVENIL: NARRATIVA

ELIANE GALVÃO (UNESP)
DIANA NAVAS (PUC-SP)

Este simpósio objetiva apresentar uma reflexão acerca da Literatura Juvenil. Para tanto, levantamentos bibliográficos que contemplem tanto as origens desse gênero, quanto o definam do ponto de vista estético e estrutural são bem-vindos. Além disso, estudos que se voltem para sua relação com a formação do leitor e/ou com mercado editorial, bem como com sua inserção em âmbito escolar interessam. Para fins de delimitação de nossas discussões, escolhemos a narrativa, enquanto tipo textual apropriado pelo jovem e/ou a ele destinado, em suas diferentes manifestações de gênero, na modalidade escrita, imagética e/ou verbo-vocal.



6- LITERATURA INFANTIL: NARRATIVA

NEUZA CECILIATO (UEL)
HIUDEA TEMPESTA BOBERG (UENP)

Desde que a leitura literária passou a frequentar os currículos escolares, as concepções sobre o literário e o pedagógico se imbricam, seja no que tange à formação do profissional ou na sua atuação na escola básica. Pretende-se, com o simpósio, divulgar estudos teóricos e metodológicos, propostas de práticas, relatos de experiência, pesquisas de campo, enfim, que contemplem a apreciação ou a leitura literária de textos narrativos pelo público infantil.



7- LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: POESIA

PENHA SILVESTRE (SEE-SP)
MÁRCIA MOCCI (UEM)

Este simpósio receberá comunicações que tratem da leitura, da recepção e do ensino de poesia para crianças e jovens, sob diferentes perspectivas e suportes. Incluem-se, neste horizonte, os diversos gêneros poéticos, seja no contexto de análises do texto literário, seja na relação que estabelecem com leitores em diferentes situações de recepção.



8- LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ILUSTRAÇÕES, ÁLBUNS, IMAGENS

FERNANDO TEIXEIRA LUIZ (UNOESTE)
CÁTIA TOLEDO (UNESPAR)

Este simpósio pretende discutir produções culturais inscritas sob diferentes linguagens, visando problematizar questões que envolvam o processo de formação de leitores sob ângulos heterogêneos: a análise imanente, a recepção em sala de aula, as exigências do mercado, o olhar da crítica especializada e as propostas metodológicas endereçadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A rigor, constitui um espaço significativo que implicará benefícios à universidade, aos docentes, às escolas e, sobretudo, à comunidade em geral.



9- LEITURAS E RELEITURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

VERA TEIXEIRA DE AGUIAR (CNPQ)
ALICE ÁUREA PENTEADO MARTHA (UEM)

Este simpósio receberá comunicações que tratem da leitura e da recepção da obra de Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas, sob diferentes perspectivas e suportes - intertextos, traduções, adaptações, cinema, quadrinhos. Considerada a fundadora da literatura infantil moderna, a história, há 150 anos, alimenta o imaginário dos leitores de todas as idades, ultrapassando os limites das páginas impressas para habitar todas as formas de expressão. Trazer para o centro das reflexões tal fenômeno é nossa proposição.



10- A LITERATURA FANTÁSTICA PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL: UMA LINGUAGEM NA FRONTEIRA ENTRE A REALIDADE E O IMAGINÁRIO

FÁBIO LUCAS PIERINI (UEM)
MAURÍCIO MENON (UTFPR-Campo Mourão)

A literatura fantástica se caracteriza principalmente por seu posicionamento crítico em relação ao discurso que defende uma “verdade oficial”. Para tanto, os autores de narrativas fantásticas buscam criar situações em que seus personagens se dão conta da existência de uma realidade invisível e inalcançável, mas que sempre interfere – frequentemente com violência – na vida cotidiana sem aviso prévio nem chance de negociação dos termos de rendição. No caso das narrativas fantásticas que visam o público infantojuvenil, o papel do imaginário dos personagens é fundamental, pois é a partir dele que surgem os indícios dessa outra realidade: é uma criação da mente do personagem? É uma leitura peculiar dos eventos presenciados? É uma mistura entre diferentes capacidades cognitivas? É uma influência exterior à imaginação que a contamina e apaga temporariamente as fronteiras entre real e imaginado? Este simpósio pretende discutir essas e outras questões pertinentes à literatura fantástica voltada para o público infantojuvenil.



11- LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: TRADUÇÃO

LÍLIAM CRISTINA MARINS (UEM)
LUCILA ZORZATO (PG-Unesp)

Este simpósio receberá trabalhos que tratem de traduções de textos literários infantis e juvenis, a partir da ideia de tradução como processo de (re)construção de significados e produção de um novo texto, já que envolve um conjunto de condicionantes sócio-históricas de produção, circulação e recepção. Nesse viés pós-estruturalista, o simpósio pretende contribuir para os estudos contemporâneos em tradução.



12- LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS E JOVENS

LUCIANA LEAL (FACCAT)
SILVANA QUINTILHANO (UNESPAR)

O objetivo desse simpósio será discutir práticas educativas, que incluam a literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa, que levem os alunos à reflexão acerca da diversidade cultural que constrói nossa identidade nacional. Propõe-se também, para além do diálogo que esse tema possa ensejar, um olhar atento sobre as relações entre memória, história e ficção, tal como se manifestam no discurso literário.



13- LITERATURA INFANTIL: VOZES DO INDÍGENA

JOSÉ BATISTA DE SALES (UFMS)
AMAYA OBATA MOURIÑO DE ALMEIDA PRADO (UFMS)

Atendendo a demandas recentes da legislação brasileira, a produção literária entendida como “indígena” tem ganhado alguma projeção no meio educacional. Este simpósio pretende discutir questões pertinentes à literatura de autoria indígena, bem como às obras que trazem representações sobre o índio, no contexto brasileiro, abordando aspectos como: estrutura narrativa/poética/dramática, temas, gêneros, recepção.



14- AS NARRATIVAS DE LYGIA BOJUNGA

CLARICE LOTTERMANN (UNIOESTE)
BERTA LÚCIA TAGLIARI FEBA (UNIESP)

O objetivo deste simpósio temático é promover um debate vertical a respeito das narrativas produzidas pela autora Lygia Bojunga (1932 - ), reunindo trabalhos que se voltem para as múltiplas possibilidades de leitura que os textos podem promover. Nesse sentido, são pertinentes pesquisas que contemplem: a) análise da imanência textual, b) estudos comparados, e c) práticas de leitura literária em espaço escolar, com intuito de contribuir para o fortalecimento deste campo de investigação.



15- REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

EVELY VÂNIA LIBANORI (UEM)
ROSILENE DE FÁTIMA COITO (UEM)

Desde sempre, os animais foram protagonistas das fábulas da literatura infantil e juvenil. Crianças e jovens têm uma sensibilidade para com o animal que, mais tarde, perdem. O simpósio pretende agrupar os estudos que focam os animais na literatura infantil e juvenil. Os estudos podem estar relacionados às ilustrações dos animais, relação dos animais com as personagens, mensagem ideológica por meio dos animais. Trata-se, enfim, de reunir os trabalhos em que os animais estejam em primeiro plano na cena literária para crianças e jovens.



16- HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA

EDSON CARLOS ROMUALDO (UEM)
SAMUEL RONOBO SOARES (IFPR)

Esse simpósio tem por objetivo promover discussões sobre as Histórias em Quadrinhos (HQ) enquanto práticas e suas possíveis inter-relações com a Literatura. Assim, acolhemos comunicações sobre as HQ, sobre as adaptações de obras literárias em HQ, sobre o ensino de Literatura utilizando HQ e outras que abordem questões pertinentes à temática deste simpósio.



17- AUTORIA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

LÚCIA ZOLIN (UEM)
WILMA COQUEIRO (UNESPAR)

O presente simpósio pretende promover discussões sobre a literatura de autoria feminina infantil e juvenil, com o objetivo de dar-lhe visibilidade, perscrutar o modo como constroem representações de gênero, bem como promover o mapeamento das tendências estéticas dessa produção. O simpósio, também, pretende agregar trabalhos que analisam esse recorte da literatura de mulheres a partir de perspectivas multidisciplinares, bem como do viés dos Estudos Culturais.



18- O MUNDO DE LOBATO E LOBATO NO MUNDO

THIAGO ALVES VALENTE (UENP)
LUIZ FERNANDO MARTINS DE LIMA (FAPEPE/IEDA)

O objetivo deste simpósio é apresentar estudos sobre a obra de Monteiro Lobato (1882-1948), focando análises literárias em termos temáticos ou formais. As discussões podem versar sobre os textos voltados para crianças ou adultos; sobre os diferentes gêneros praticados pelo autor; sobre revisões críticas ou teóricas dos estudos lobatianos. Também serão aceitos trabalhos focados em análises comparativas entre diferentes aspectos da obra lobatiana e de outros autores; abordagens de aspectos biográficos e/ou históricos sobre a vida do escritor.



19- POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA

CÉLIA REGINA DELÁCIO FERNANDES (UFGD)
MIRIAN ZAPPONE (UEM)

Este Simpósio receberá trabalhos que discutam políticas públicas de leitura voltadas para o acesso ao livro, à formação do leitor e dos mediadores de leitura, nos âmbitos federais, estaduais e municipais, enfocando diversos espaços, tempos, públicos bem como diferentes formas textuais em variados suportes. Com isso, pretende-se contribuir com o avanço das discussões nessa área de pesquisa e também com a inclusão cultural e a emancipação de grupos sociais e indivíduos.



20- TRANSFORMAÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ADAPTAÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO EM OUTRAS MÍDIAS, SUPORTES E ARTES

JAIME DOS REIS SANT'ANNA (UEL)
MÁRCIO ROBERTO DO PRADO (UEM)

O simpósio visa discutir adaptações de obras da literatura infantil e juvenil, englobando sua produção e sua circulação em diferentes mídias, suportes e artes. Para tanto, serão trabalhadas adaptações feitas no âmbito do cinema, do teatro e mesmo do reconto, sem, todavia, excluir outras possibilidades. Assim, são esperados trabalhos que enfoquem aspectos como os elementos ideológicos presentes no processo, suas implicações para a pesquisa na área, seus reflexos na prática docente e na formação de professores de literatura, dentre outros recortes que se relacionem com o tema.