VANDERLEIA
DA SILVA OLIVEIRA (UENP)
CLÁUDIO
MELLO (UNICENTRO)
Pretende-se
abrir possibilidades de debate sobre a educação literária no
contexto contemporâneo, preferencialmente tematizando os processos
de disciplinarização da literatura no espaço escolar, a formação
literária do professor em Letras e seus reflexos no ensino, bem como
propostas metodológicas para o trabalho com o texto literário na
educação básica.
2-
LITERATURA E ENSINO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO
ALICE
ATSUKO MATSUDA (UTFPR)
ANA
PAULA FRANCO NÓBILE (UENP)
O
ensino da literatura na Educação Básica no Brasil, especialmente
no segmento do Ensino Médio, é o tema central abordado neste
simpósio. Pretende-se congregar trabalhos voltados para a discussão
de práticas pedagógicas que adotem uma (nova) estratégia de ensino
e aprendizagem da literatura, a fim de não apenas nortear o trabalho
de formação do leitor literário, mas também recuperar o espaço
do texto literário no universo escolar, especialmente no Ensino
Médio.
3-
LITERATURA E ENSINO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
EPAMINONDAS
DE MATOS MAGALHÃES (IFMT)
MARINEI
ALMEIDA (UNEMAT)
Este
simpósio terá como objetivo discutir e apresentar práticas de
leitura e do ensino da literatura no ensino fundamental. Para tanto,
esse simpósio aceitará trabalhos que versem sobre o letramento
literário no ensino fundamental; práticas de leitura; ensino de
literatura no ensino fundamental; sequência didática para o
trabalho com o texto literário em sala de aula e a leitura do texto
literário.
4-
FACES CONTEMPORÂNEAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: TECNOLOGIA,
MULTIMODALIDADES E NOVAS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS
MÁRCIO
ROBERTO DO PRADO (UEM)
VERA
HELENA GOMES WIELEWICKI (UEM)
O
simpósio pretende abrir espaço para discussões que contemplem o
momento atual da literatura infantil e juvenil a partir de sua
produção e circulação em um cenário que leve em conta a
utilização de recursos tecnológicos, o discurso multimodal e a
inserção de tal discurso em dinâmicas de comunicação que
traduzam a urgência, a pertinência e a produtividade da literatura
na contemporaneidade. Dessa maneira, questões relacionadas a novos
suportes da literatura, a sua presença na internet e às
transformações da indústria cultural são esperadas, sem, contudo,
excluir outras e diversificadas contribuições que se relacionem com
a proposta apresentada.
5-
LITERATURA JUVENIL: NARRATIVA
ELIANE
GALVÃO (UNESP)
DIANA
NAVAS (PUC-SP)
Este
simpósio objetiva apresentar uma reflexão acerca da Literatura
Juvenil. Para tanto, levantamentos bibliográficos que contemplem
tanto as origens desse gênero, quanto o definam do ponto de vista
estético e estrutural são bem-vindos. Além disso, estudos que se
voltem para sua relação com a formação do leitor e/ou com mercado
editorial, bem como com sua inserção em âmbito escolar interessam.
Para fins de delimitação de nossas discussões, escolhemos a
narrativa, enquanto tipo textual apropriado pelo jovem e/ou a ele
destinado, em suas diferentes manifestações de gênero, na
modalidade escrita, imagética e/ou verbo-vocal.
6-
LITERATURA INFANTIL: NARRATIVA
NEUZA
CECILIATO (UEL)
HIUDEA
TEMPESTA BOBERG (UENP)
Desde
que a leitura literária passou a frequentar os currículos
escolares, as concepções sobre o literário e o pedagógico se
imbricam, seja no que tange à formação do profissional ou na sua
atuação na escola básica. Pretende-se, com o simpósio, divulgar
estudos teóricos e metodológicos, propostas de práticas, relatos
de experiência, pesquisas de campo, enfim, que contemplem a
apreciação ou a leitura literária de textos narrativos pelo
público infantil.
7-
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: POESIA
PENHA
SILVESTRE (SEE-SP)
MÁRCIA
MOCCI (UEM)
Este
simpósio receberá comunicações que tratem da leitura, da recepção
e do ensino de poesia para crianças e jovens, sob diferentes
perspectivas e suportes. Incluem-se, neste horizonte, os diversos
gêneros poéticos, seja no contexto de análises do texto literário,
seja na relação que estabelecem com leitores em diferentes
situações de recepção.
8-
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ILUSTRAÇÕES, ÁLBUNS, IMAGENS
FERNANDO
TEIXEIRA LUIZ (UNOESTE)
CÁTIA
TOLEDO (UNESPAR)
Este
simpósio pretende discutir produções culturais inscritas sob
diferentes linguagens, visando problematizar questões que envolvam o
processo de formação de leitores sob ângulos heterogêneos: a
análise imanente, a recepção em sala de aula, as exigências do
mercado, o olhar da crítica especializada e as propostas
metodológicas endereçadas à Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Ensino Médio. A rigor, constitui um espaço
significativo que implicará benefícios à universidade, aos
docentes, às escolas e, sobretudo, à comunidade em geral.
9-
LEITURAS E RELEITURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
VERA
TEIXEIRA DE AGUIAR (CNPQ)
ALICE
ÁUREA PENTEADO MARTHA (UEM)
Este
simpósio receberá comunicações que tratem da leitura e da
recepção da obra de Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas,
sob diferentes perspectivas e suportes - intertextos, traduções,
adaptações, cinema, quadrinhos. Considerada a fundadora da
literatura infantil moderna, a história, há 150 anos, alimenta o
imaginário dos leitores de todas as idades, ultrapassando os limites
das páginas impressas para habitar todas as formas de expressão.
Trazer para o centro das reflexões tal fenômeno é nossa
proposição.
10-
A LITERATURA FANTÁSTICA PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL: UMA
LINGUAGEM NA FRONTEIRA ENTRE A REALIDADE E O IMAGINÁRIO
FÁBIO
LUCAS PIERINI (UEM)
MAURÍCIO
MENON (UTFPR-Campo Mourão)
A
literatura fantástica se caracteriza principalmente por seu
posicionamento crítico em relação ao discurso que defende uma
“verdade oficial”. Para tanto, os autores de narrativas
fantásticas buscam criar situações em que seus personagens se dão
conta da existência de uma realidade invisível e inalcançável,
mas que sempre interfere – frequentemente com violência – na
vida cotidiana sem aviso prévio nem chance de negociação dos
termos de rendição. No caso das narrativas fantásticas que visam o
público infantojuvenil, o papel do imaginário dos personagens é
fundamental, pois é a partir dele que surgem os indícios dessa
outra realidade: é uma criação da mente do personagem? É uma
leitura peculiar dos eventos presenciados? É uma mistura entre
diferentes capacidades cognitivas? É uma influência exterior à
imaginação que a contamina e apaga temporariamente as fronteiras
entre real e imaginado? Este simpósio pretende discutir essas e
outras questões pertinentes à literatura fantástica voltada para o
público infantojuvenil.
11-
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: TRADUÇÃO
LÍLIAM
CRISTINA MARINS (UEM)
LUCILA
ZORZATO (PG-Unesp)
Este
simpósio receberá trabalhos que tratem de traduções de textos
literários infantis e juvenis, a partir da ideia de tradução como
processo de (re)construção de significados e produção de um novo
texto, já que envolve um conjunto de condicionantes sócio-históricas
de produção, circulação e recepção. Nesse viés
pós-estruturalista, o simpósio pretende contribuir para os estudos
contemporâneos em tradução.
12-
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS E JOVENS
LUCIANA
LEAL (FACCAT)
SILVANA
QUINTILHANO (UNESPAR)
O
objetivo desse simpósio será discutir práticas educativas, que
incluam a literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa,
que levem os alunos à reflexão acerca da diversidade cultural que
constrói nossa identidade nacional. Propõe-se também, para além
do diálogo que esse tema possa ensejar, um olhar atento sobre as
relações entre memória, história e ficção, tal como se
manifestam no discurso literário.
13-
LITERATURA INFANTIL: VOZES DO INDÍGENA
JOSÉ
BATISTA DE SALES (UFMS)
AMAYA OBATA MOURIÑO DE ALMEIDA PRADO (UFMS)
Atendendo
a demandas recentes da legislação brasileira, a produção
literária entendida como “indígena” tem ganhado alguma projeção
no meio educacional. Este simpósio pretende discutir questões
pertinentes à literatura de autoria indígena, bem como às obras
que trazem representações sobre o índio, no contexto brasileiro,
abordando aspectos como: estrutura narrativa/poética/dramática,
temas, gêneros, recepção.
14-
AS NARRATIVAS DE LYGIA BOJUNGA
CLARICE
LOTTERMANN (UNIOESTE)
BERTA
LÚCIA TAGLIARI FEBA (UNIESP)
O
objetivo deste simpósio temático é promover um debate vertical a
respeito das narrativas produzidas pela autora Lygia Bojunga (1932 -
), reunindo trabalhos que se voltem para as múltiplas possibilidades
de leitura que os textos podem promover. Nesse sentido, são
pertinentes pesquisas que contemplem: a) análise da imanência
textual, b) estudos comparados, e c) práticas de leitura literária
em espaço escolar, com intuito de contribuir para o fortalecimento
deste campo de investigação.
15-
REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
EVELY
VÂNIA LIBANORI (UEM)
ROSILENE
DE FÁTIMA COITO (UEM)
Desde
sempre, os animais foram protagonistas das fábulas da literatura
infantil e juvenil. Crianças e jovens têm uma sensibilidade para
com o animal que, mais tarde, perdem. O simpósio pretende agrupar os
estudos que focam os animais na literatura infantil e juvenil. Os
estudos podem estar relacionados às ilustrações dos animais,
relação dos animais com as personagens, mensagem ideológica por
meio dos animais. Trata-se, enfim, de reunir os trabalhos em que os
animais estejam em primeiro plano na cena literária para crianças e
jovens.
16-
HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA
EDSON
CARLOS ROMUALDO (UEM)
SAMUEL
RONOBO SOARES (IFPR)
Esse
simpósio tem por objetivo promover discussões sobre as Histórias
em Quadrinhos (HQ) enquanto práticas e suas possíveis
inter-relações com a Literatura. Assim, acolhemos comunicações
sobre as HQ, sobre as adaptações de obras literárias em HQ, sobre
o ensino de Literatura utilizando HQ e outras que abordem questões
pertinentes à temática deste simpósio.
17-
AUTORIA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
LÚCIA
ZOLIN (UEM)
WILMA
COQUEIRO (UNESPAR)
O
presente simpósio pretende promover discussões sobre a literatura
de autoria feminina infantil e juvenil, com o objetivo de dar-lhe
visibilidade, perscrutar o modo como constroem representações de
gênero, bem como promover o mapeamento das tendências estéticas
dessa produção. O simpósio, também, pretende agregar trabalhos
que analisam esse recorte da literatura de mulheres a partir de
perspectivas multidisciplinares, bem como do viés dos Estudos
Culturais.
18-
O MUNDO DE LOBATO E LOBATO NO MUNDO
THIAGO
ALVES VALENTE (UENP)
LUIZ
FERNANDO MARTINS DE LIMA (FAPEPE/IEDA)
O
objetivo deste simpósio é apresentar estudos sobre a obra de
Monteiro Lobato (1882-1948), focando análises literárias em termos
temáticos ou formais. As discussões podem versar sobre os textos
voltados para crianças ou adultos; sobre os diferentes gêneros
praticados pelo autor; sobre revisões críticas ou teóricas dos
estudos lobatianos. Também serão aceitos trabalhos focados em
análises comparativas entre diferentes aspectos da obra lobatiana e
de outros autores; abordagens de aspectos biográficos e/ou
históricos sobre a vida do escritor.
19-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA
CÉLIA
REGINA DELÁCIO FERNANDES (UFGD)
MIRIAN
ZAPPONE (UEM)
Este
Simpósio receberá trabalhos que discutam políticas públicas de
leitura voltadas para o acesso ao livro, à formação do leitor e
dos mediadores de leitura, nos âmbitos federais, estaduais e
municipais, enfocando diversos espaços, tempos, públicos bem como
diferentes formas textuais em variados suportes. Com isso,
pretende-se contribuir com o avanço das discussões nessa área de
pesquisa e também com a inclusão cultural e a emancipação de
grupos sociais e indivíduos.
20-
TRANSFORMAÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ADAPTAÇÕES DO
TEXTO LITERÁRIO EM OUTRAS MÍDIAS, SUPORTES E ARTES
JAIME
DOS REIS SANT'ANNA (UEL)
MÁRCIO
ROBERTO DO PRADO (UEM)
O
simpósio visa discutir adaptações de obras da literatura infantil
e juvenil, englobando sua produção e sua circulação em diferentes
mídias, suportes e artes. Para tanto, serão trabalhadas adaptações
feitas no âmbito do cinema, do teatro e mesmo do reconto, sem,
todavia, excluir outras possibilidades. Assim, são esperados
trabalhos que enfoquem aspectos como os elementos ideológicos
presentes no processo, suas implicações para a pesquisa na área,
seus reflexos na prática docente e na formação de professores de
literatura, dentre outros recortes que se relacionem com o tema.